PATROCÍNIO:

Roteiro de carro pelo Litoral Paulista

O Rent a Car NEWS traz para você, leitor, uma sugestão de turismo repleta de belas paisagens, história e muita diversão. O Blog RentCars traçou um roteiro para ser feito de carro, seja próprio ou alugado, pelo litoral paulista. Vale a pena!

 

Viajar pelo litoral paulista significa percorrer caminhos regidos pela beleza do Oceano Atlântico, onde a mata e o mar vão guiando o viajante até o seu destino final. De São Vicente, passando por Santos, e chegando ao Guarujá, o motorista vai descobrindo, aos poucos, um trajeto que mudou a história brasileira.

Piratas, jesuítas e saqueadores fizeram este mesmo percurso que hoje apresentamos aos nossos leitores. Começando pela histórica São Vicente, vamos muito além das praias que fazem a alegria dos paulistas durante o fim de semana.

Quem não mora no estado de São Paulo pode acabar se perdendo até chegar ao litoral paulista. Para diminuir a quilometragem, você pode viajar de avião e alugar um carro na capital, São Paulo, e partir rumo ao litoral.

O viajante pode optar por alugar diretamente no aeroporto ou buscar o automóvel nas lojas de locação espalhadas pela cidade. O nosso site auxilia você a descobrir os preços mais baixos e a localização destas empresas.

 

São Vicente

A primeira vila fundada pelos portugueses no Brasil é São Vicente. E este pequeno município já passou por poucas e boas. O mar agitado já destruiu metade da então vila, os índios em revolta saquearam a cidade, e piratas, na rota para Santos, invadiram e quase destruíram o local. Hoje, tudo isto ficou apenas na lembrança, e é interessante relembrar estes fatos para entender o quão histórica esta cidade é.

 

São Paulo 

O Marco Padrão foi instalado em comemoração aos 400 anos da cidade

 

Nos livros de história, a Bica da Fonte do Povoado aparece como o lugar onde os índios foram catequizados. A bica, ou biquinha como os moradores a chamam, continua em pé, no mesmo lugar. A Casa Martim Afonso é outra relíquia do nosso antepassado que pode ser visitada e apreciada.

São Vicente atrai pela sua beleza natural. Na Ilha Porchat o visitante tem uma visão panorâmica de boa parte do litoral paulista e ainda participa, à noite, das festas preparadas pelas casas noturnas.

 

São Paulo 

A Ilha Porchat também oferece passeios ecológicos

 

Para você não perder tempo rodando a cidade em busca das praias mais bonitas e limpas, vá diretamente para a Praia de Gonzaguinha, Praia dos Milionários e a Praia de Itararé. Estas três têm a melhor infraestrutura para o turista e podem ser frequentadas em qualquer época do ano.

 

Santos

Atrás do Morro de Itararé encontra-se Santos. A cidade mais conhecida do litoral paulista está colada a São Vicente e o caminho até ela é tão simples que você só precisa seguir uma avenida. As curvas da estrada de Santos, imortalizadas por Roberto Carlos, infelizmente, não podem mais ser trafegadas. A Rota do Mar, roteiro que inspirou a música, está fechada e a empresa que administra o passeio ainda não tem previsão sobre a abertura da rodovia.

 

São Paulo 

No topo do Monte Serrat está a Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat

 

Porém, enquanto isto não acontece, vamos conhecer os encantos de Santos. Um passeio imperdível pela cidade é visitar o Monte Serrat. Próximo ao centro, ele é de fácil localização. Os 417 degraus da escadaria o levam para o topo do morro; o percurso, parecido com a via-crucis de Monte Serrat, na Espanha, é feito por bondinhos.

O Estádio da Vila Belmiro também não pode ficar de fora do seu roteiro. Mesmo quem não torce para o Santos vai poder relembrar ou conhecer um pouco da história do futebol brasileiro no museu do estádio.

 

São Paulo 

A Praia de Gonzaga é a preferida dos turistas

 

As praias de Santos são muito boas, são poucas as que o turista deve evitar.  Se você gosta de agitos noturnos vá até a Praia do Gonzaga. Para os surfistas, a Praia do Embaré é a mais indicada; os alternativos podem procurar a Praia do Boqueirão.

 

Guarujá

Pegando a Balsa Santos-Guarujá, chegamos ao último ponto do nosso roteiro. Durante o verão, Guarujá fica lotada de turistas e todas as praias ficam coloridas com os guarda-sóis dos banhistas.

 

São Paulo 

Durante o fim de semana, as praias do Guarujá ficam lotadas

 

Se você quer mais do que um simples programa praiano, Guarujá tem mirantes incríveis que proporcionam uma vista de cartão postal, como o Ponta das Galhetas e o Costão das Tartarugas. As melhores praias são Praia da Enseada e Praia das Pitangueiras; esta última é muito frequentada por causa das baladas.

Há dois Fortes na cidade que merecem uma visita: o Forte dos Andradas e o Forte da Barra Grande, voltado para o Porto de Santos.  Em Guarujá está o maior aquário da América Latina, o Acqua Mundo. A entrada tem um preço meio alto, mas ver de pertinho pinguins e ter a chance de alimentar alguns animais é algo inesquecível.

 

Como chegar

 

São Paulo até São Vicente: Saia de São Paulo indo em direção a Diadema pela Avenida dos Bandeirantes e depois entrando na Av. Afonso D’escragnolle Taunay. Entre na Rodovia dos Imigrantes, que o levará diretamente, e sem desvios, até São Vicente.

São Vicente até Santos: O trajeto de menos de vinte minutos é bem simples: na região de Itararé, entre à esquerda na Avenida Ayrton Senna da Silva e continue nela; após alguns metros, ela passa a se chamar Av. Pres. Wilson. A partir desta avenida você já está no litoral de Santos.

Santos ao Guarujá: No extremo sul da cidade de Santos, entre na Av. Alm. Saldanha da Gama. Esta avenida pode ser facilmente encontrada ao contornar as praias de Santos pela Av. Bartolomeu de Gusmão. Na Avenida Almeida Saldanha da Gama pegue a saída pela Balsa Santos-Guarujá. Ela vai lhe deixar na R. Dr. Adhemar de Barros, siga esta rua até o final e entre na Av. Puglisi. Pronto, você já está no Guarujá.

Guarujá até São Paulo: Pegue a Rod. Con. Domênico Rangoni e quando chegar a Cubatão entre na Rod. Padre Manuel da Nóbrega com destino à saída SP-160. Siga em frente até o Viaduto Min. Aliomar Baleeiro, depois entre na Av. Afonso D’escragnolle Taunay para continuar na Avenida Bandeiras, que o levará até o centro de São Paulo.

 

Fonte: Blog RentCars

Este artigo foi publicado por Kassia Nakazawa em 27 de fevereiro de 2012 às 10:54, e está arquivado em Sugestão de Turismo. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta.

Posts Relacionados

Mobility faz parceria com a Drive4Fun e passa a oferecer pacotes com experiências automobilísticas únicas

A Mobility, empresa brasileira especializada em locação de carros no Brasil e no exterior, firmou uma parceria com a Drive4Fun e passa a oferecer também as chamadas experiências automobilísticas. Agora é possível adquirir com a Mobility, por exemplo, um pacote para pilotar uma Ferrarri F355 Berlinetta ou um Porsche 911 Carrera. Nos dois casos, o [...]

Leia mais...

Aluguei um carro e ele foi roubado. O que devo fazer?

Ao efetuar o aluguel de carro, devemos ter o máximo de cautela para evitar desconfortos como roubos, furtos e acidentes. Mas, como todo cuidado é pouco, imprevistos podem acontecer. Uma dúvida frequente dos motoristas que alugam veículos é sobre possíveis roubos do automóvel durante o período de locação. Na verdade, o procedimento muda um pouco [...]

Leia mais...

Localiza do Tocantins já conta com seis agências

Com mais de 500 agências distribuídas em oito países, a Localiza Rent a Car possui atualmente no Brasil, cerca de 450 filiais e os mais diversos modelos de veículos, para aluguel. No Tocantins, atualmente, a Localiza possui seis agências franquiadas – 2 em Palmas, 2 em Gurupi e 2 em Araguaína -, com uma frota [...]

Leia mais...

Nenhum comentário para este post

Os comentários estão fechados.

PUBLICIDADE:

  • Pauta | Sugira, Opine, Comunique-se
    pauta@rentacarnews.com.br

    Entre em contato com a Redação Rent a Car News para sugerir assuntos que você quer ver aqui.
  • Notícias por e-mail
    Assine nossa newsletter
  • PARCEIROS
  • Categorias