PATROCÍNIO:

Bateria do carro descarregou? Saiba como resolver de maneira segura e rápida!

Dicas do Cesvi Brasil ensinam como realizar a transferência de carga utilizando cabos; tentar fazer o carro pegar no tranco é um erro e pode gerar problemas

Não dá para saber quando você será surpreendido pela falta de carga na bateria do seu veículo. A qualquer hora você pode entrar no carro, dar a partida e ele simplesmente não funcionar. E você está preparado para essa situação? Sabe o que fazer? O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) dá algumas dicas para você saber como resolver esse problema de maneira segura e rápida.

A primeira coisa que você precisa saber é que não se deve fazer. Embora seja muito comum ouvir que é só dar um empurrão para o carro pegar “no tranco”, esse procedimento não é recomendado. Esta ação pode prejudicar o seu veículo. Em modelos com câmbio manual, o “tranco” pode danificar a correia dentada, a embreagem e até o catalisador. No caso dos carros com transmissão automática, automatizada ou de dupla embreagem, esse método nem é possível e pode gerar graves riscos à caixa de câmbio.

O ideal é que seja feita uma transferência de carga. E a ligação direta entres as baterias também é conhecida popularmente como “chupeta”. Para isso, você vai precisar de um outro carro com carga na bateria e cabos adequados — normalmente eles possuem duas cores, sendo um preto e o outro vermelho.

Veja o passo a passo na galeria de imagens abaixo

É importante lembrar que o veículo que irá transferir a carga não deve estar ligado. A conexão das baterias precisa ser feita de forma a evitar uma sobrecarga nos módulos eletrônicos.

Primeiramente, você deve ligar o cabo positivo de uma bateria a outra — geralmente eles estão cobertos por uma capa. Já o polo negativo da bateria, que irá transferir a carga, deve ser ligado de preferência em um local do bloco do motor. Por exemplo, na alça de içamento. Lembre-se que essa área de conexão do polo negativo deve ser sem cobertura e sem pintura para que haja um bom contato.

Antes de efetuar a partida, verifique se os cabos não estão próximos à hélice do eletroventilador, polias ou correias, evitando o enroscamento acidental.

Após a conexão dê a partida no motor do veículo sem carga. Feito isso, aguarde alguns segundos. Se o carro funcionar, saiba que a missão está cumprida e foi somente falta de carga mesmo. Retire o cabo negativo e depois o positivo.

Se não conseguir fazer o carro pegar após algumas tentativas, é melhor não continuar insistindo. O indicado é chamar um guincho para levar o carro a uma oficina especializada.

 

Fonte: UOL CARROS

Este artigo foi publicado por Carolina em 20 de novembro de 2013 às 8:39, e está arquivado em Dicas e Trânsito. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta.

Posts Relacionados

Na noite de ontem, a Yes Aluguel de Carros recebeu o prêmio de Melhor Franquia 2013

A Yes Aluguel de Carros recebeu o prêmio de Melhor Franquia 2013, na categoria veículos, pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Quanta razão para amanhecermos apaixonados e consagrados com mais um prêmio que devemos a vocês. Obrigado!           Fonte: Yes Aluguel de Carros

Leia mais...

Moradores do interior paulista abrem suas chácaras para turistas

Andréia Fuzinelli, colaboração para a Folha, de São José Do Rio Preto Gustavo Stivali, colaboração para a Folha, de Ribeirão Preto   Alguns paulistanos costumam sonhar em largar tudo para vender coco na praia. Também cansados com o estresse da vida urbana, moradores do interior do Estado também têm saído das cidades, mas para um [...]

Leia mais...

Locatário também paga por multas de trânsito

Velocidade até 20% acima da máxima permitida, estacionamento em desacordo com a regulamentação e avançar o sinal vermelho são as principais infrações cometidas pelos motoristas paranaenses segundo o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR). De janeiro a novembro de 2011, foram aplicadas mais de 2,2 milhões de multas em todo o Estado.   A cidade [...]

Leia mais...

Nenhum comentário para este post »

Deixe um comentário


7 + 3 =

PUBLICIDADE:

  • Pauta | Sugira, Opine, Comunique-se
    pauta@rentacarnews.com.br

    Entre em contato com a Redação Rent a Car News para sugerir assuntos que você quer ver aqui.
  • Notícias por e-mail
    Assine nossa newsletter
  • PARCEIROS
  • Categorias