Ao alugar, prefira as locadoras que oferecem veículos com cadeirinhas

Se você vai alugar um carro e tem filhos de menos de 7 anos, prefira então realizar a locação em uma empresa que ofereça automóveis com cadeirinhas. Algumas nem cobram a mais por isso e você além de evitar multas, oferecerá segurança para seus filhos.

Essa semana a Polícia Rodoviária Federal – PRF – divulgou números que mostram redução em acidentes fatais envolvendo crianças desde que a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito determinou, em setembro de 2010, o uso obrigatório do equipamento.

De acordo com a PRF, o número de mortes de criança de até 7 anos caiu 41,18% no primeiro semestre de 2011 em relação ao mesmo período de 2010. Já para as crianças na faixa etária de 8 a 12 anos, quando o equipamento não é mais exigido, o número de acidentes fatias aumentou quase 11% (10,64%). Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que a utilização correta da cadeirinha pode reduzir em até 70% a possibilidade de morte em caso de acidente.

Segundo a norma, crianças de até um ano de idade deverão ser transportadas no equipamento denominado conversível ou bebê-conforto; crianças entre um e quatro anos em cadeirinhas; e de quatro a sete anos e meio em assentos de elevação. Quem não exigir esse equipamento na hora de alugar um carro pode ser multado, A infração é considerada gravíssima e as penalidades são multa de R$ 191,54, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.

Por Leandro Lopes.

2 Comentários

  • Leandro

    janeiro 03, 01 2012 01:49:32

    Olá Verönica,

    Estamos fazendo uma pesquisa em várias locadoras para saber quem cobra e quem não cobra a diária das cadeirinhas. Algumas locadoras, inclusive, estão estudando a possibilidade de lançar uma promoção aqui no blog. Pode aguardar.

    Obrigado pela atenção.