Aluguel de carros • Como é viajar de motorhome

Imagem

Podemos dizer que uma viagem de motorhome é uma aventura que precisa de muito planejamento. Como tudo, há muitas vantagens e desvantagens e antes de se aventurar pelas estradas é importante entender como funciona esse tipo de viagem.

Vamos listar alguns itens que devem ser levados em consideração na hora de decidir fazer uma viagem de motorhome.

1 – Escolha do destino

A escolha do destino adequado para esse tipo de viagem é fundamental. O ideal é que o destino possua uma cultura e esteja preparado para receber esse tipo de viajantes. As condições das estradas também devem ser levadas em consideração. Elas devem estar em bom estado de conservação e serem largas, com acostamento. Um destino com uma boa quantidade de campgrounds também é essencial.

Nossas dicas de destinos para uma vigem de motorhome são: Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Estados Unidos.

2 – Alugando o motorhome

Existem várias opções de motorhome para serem alugados. Eles são uma espécie de van com tudo o que você precisa nele: camas, cozinha completa e banheiro. É como se você estivesse viajando com sua casa em cima das quatro rodas, tendo tudo que você precisa à disposição o tempo todo. A praticidade e flexibilidade são enormes.

Existem opções de motorhome para 2, 4 ou 7 pessoas e modelos mais luxuosos e mais simples. Os valores estão diretamente relacionados a escolha, podendo variar muito. Nossa dica é que você não economize muito nesse quesito, pois uma escolha confortável e adequada para o seu perfil é muito importante.

Veja algumas fotos:

Imagem

Imagem

Conheça um motorhome por dentro:

Imagem
Café da manhã no motorhome.

Imagem
A mesa do café da manhã vira cama de casal.

Imagem
Detalhe da cama.

Imagem
Cozinha equipada.

Imagem
Cama que fica no fim do motorhome, onde existe uma mesa de 6 lugares.

Imagem
Detalhe da cama que fica na parte superior e foi usada para guardar malas e pranchas.

3 – Planejamento

Um bom planejamento da sua viagem é fundamental para o sucesso da mesma. Estude as rotas e opções, defina itinerário, quantos quilômetros irá dirigir por vez, onde irá pernoitar e horário previsto para a chegada e saída em cada lugar. Com certeza imprevistos e mudanças de plano podem acontecer, mas com um bom planejamento tudo pode ser contornado facilmente.

4 – Campgrounds

São os locais onde você irá pernoitar. Nos destinos que citamos existem muitas opções de campgrounds, públicos ou não, e você deverá reservá-los com antecedência para não correr o risco de não ter vaga.

A infraestrutura de cada um é diferente, mas é fundamental que tenham:
– Conexão elétrica para ligar o motorhome e alimentar as tomadas internas.
– Abastecimento de água (para repor a água do motorhome, o que deve ser feito diariamente).
– Local para despejo do esgoto. Existem estações próprias para despejo.
– Banheiro.

Os dois primeiros itens são individuais, por vaga, porém os banheiros, na maioria das vezes são separados em feminino e masculino. Em alguns é preciso pagar um pequeno valor pelo banho.

Imagem

Imagem

Imagem
Banheiro individual em um dos campgrounds.

Imagem
Abastecimento de água.

5 – O dia a dia no motorhome

O dia a dia em uma viagem de motorhome merece cuidados e uma atenção especial, que aos poucos os viajantes vão se adaptando a rotina. Tudo é diferente e às vezes sentimos falta da mordomia de um hotel, mas isso faz parte da aventura.

As mesas e sofás, por exemplo, viram cama à noite. Se o motorhome for para 6 passageiros existe uma cama em cima do motorista com acesso através de uma escada (melhor cama), outra cama onde existe uma mesa de 4 lugares, próximo a cozinha, e uma última cama no fim do motorhome, onde existe uma mesa de 6 lugares e onde não é aconselhável viajar.

Existem armários onde podem ser guardados alguns pertences, mas não muitos. Todos esses armários possuem trancas e enquanto o motorhome está em movimento nada pode estar solto. Ou seja, não podemos deixar a louça suja para lavar depois, por exemplo.

Outro ponto relevante é o que acontece quando não estamos ligados na energia elétrica. O fogão e geladeira funcionam a gás. As tomadas também não funcionam, ou seja, dependemos da energia para carregar os equipamentos eletrônicos. Normalmente os campgrounds possuem tomadas individuais nas vagas para ligarmos o motorhome, mas devemos prestar atenção nesse ponto no momento da reserva.

O banheiro também merece um cuidado especial, principalmente por conta do odor. Existe uma pastilha que temos que despejar sempre na latrina para que ela possa tratar o esgoto. O banho pode ser quente, mas é aquecido pelo gás e isso pode demorar, além da água não ser abundante. Sempre que puder evite tomar banho no motorhome e use os banheiros dos campgrounds. O esgoto deve ser despejado no lugar apropriado pelo menos a cada 2 dias. Não é um momento agradável, mas é necessário fazer e o uso da pastilha melhora os cheiros e aspecto.

A limpeza e organização do motorhome são essenciais. Se o destino for de praia você perceberá que haverá sempre areia dentro. Não tem como não ter. Por isso uma vassoura e pano de chão deverão sempre estar a fácil acesso e a limpeza faz parte de uma rotina diária.

Há muitas vantagens também. Enquanto o motorista e copiloto estão na parte da frente, os demais passageiros podem, por exemplo, jogar baralho, assistir um filme ou usar o computador. Assim a viagem passa muito rápida e de uma maneira divertida.

Outro ponto é: imagina estar viajando e se deparar com um lugar lindo que não estava na rota, parar para conhecê-lo e fazer um almoço no motorhome com um visual deslumbrante. Ou passar por uma praia com ondas perfeitas e estar com sua prancha e tudo que precisa com você? Basta ir para praia, aproveitar, depois tomar um banho, fazer um lanche e seguir viagem.

Imagem
Parada em Bells Beach, na Great Ocean Road, para aproveitarmos a praia.

Imagem
Almoço na parte externa do motorhome, no campground.

6- Dicas

– Alugue um motorhome com capacidade maior do que o número de pessoas que viajam com você. Se forem 4 pessoas, alugue um para 6 pessoas.
– Leve o mínimo de bagagem possível. Os motorhomes costumam ter um pequeno bagageiro, que provavelmente não caberá sua mala.
– Reserve os campgrounds com antecedência.
– Seja muito organizado. Isso é fundamental e determinará o sucesso da sua viagem.
– Faça boas compras no supermercado com comidas e material de limpeza.
– Use sempre cinto de segurança, inclusive atrás, e só sente onde for permitido.
– Se for percorrer muitos quilômetros, reveze a direção.
– Vai chegar tarde ao campground? Ligue e avise que está a caminho para que eles lhe deem as instruções de como proceder ao chegar.
– Alugue mesas e cadeiras para usar parte externa do motorhome, que tem um toldo.
– Lembre-se que em alguns lugares é necessário ter a PID – Permissão Internacional para Dirigir ou ter tradução juramentada da CNH brasileira.
– Viaje com pessoas que você tenha muita afinidade, pois o contato é intenso, praticamente 24 horas por dia.
– Use GPS.

Boa viagem!

Texto e fotos: Juliana Magalhães.

Fonte: Falando de Viagem