7 dicas para viajar em segurança com carro alugado

Dezembro chegou e com ele vem aquele clima gostoso de final de ano: é hora de se preparar para boas viagens. E sejam elas em razão de longas e merecidas férias, de um recesso da empresa ou para aproveitar os feriados de Natal e Ano Novo, é preciso prestar muita atenção à sua segurança.

Para te ajudar a passar por esse período sem dores de cabeça, reunimos 7 super dicas para você alugar um carro e viajar com toda a segurança. Vamos juntos?

Dicas para viajar em segurança com carro alugado - Antecipe tudo

 

1)  Antecipe tudo:

Antes de mais nada, programe todo o seu roteiro e faça a sua reserva com uma boa antecedência.

Ter um roteiro programado vai te ajudar a considerar o limite de tempo que você aguenta dirigir sem ficar cansado. Não recomendamos dirigir por mais de 300km por dia sem pausas durante as férias, por exemplo. Isso vai te deixar cansado, e você não vai querer ficar cansado enquanto deveria estar aproveitando sua viagem.

Já a reserva antecipada vai garantir a disponibilidade do veículo certo para você, principalmente se você precisa de um veículo de grande porte ou outras especificações.

 

2) Viaje com respeito:

Use sempre o cinto de segurança, se atente aos limites de velocidade, à sinalização e evite ultrapassagens desnecessárias. Lembre-se que você está de férias e não em uma corrida. Respire, aproveite o momento e aprecie a paisagem no caminho. E nem precisamos falar sobre beber e dirigir, né? Afinal, sabemos que você quer voltar para casa depois dessa viagem.

 

3) Entenda a região:

Se você estiver viajando por cidades históricas e/ou, principalmente, por outros países, é muito importante pesquisar as regras de trânsito locais! Em alguns lugares, por exemplo, é proibido estacionar, ou mesmo circular se não for morador do lugar. Também é importante verificar a localização e o valor dos pedágios, quais são os pontos de parada, onde ficam os postos de abastecimento, e quais as cidades e vilarejos por onde vai passar. Em viagens maiores e destinos mais remotos, você pode acabar perdendo um deles e ficar muito tempo sem acesso à um banheiro, por exemplo.

 

4) Atenção no clima:

O clima pode se comportar de maneiras muito distintas de uma região para a outra. E não estamos falando apenas de compreender a previsão do tempo. Há lugares em que sempre garoa à tarde, por exemplo, ou em que é comum amanhecer com geada. Cada região pode exigir cuidados extras dependendo do tempo, seja com o comportamento do carro na pista, seja com a quantidade ou o tipo de roupas que você precisará usar. 😉

 

Dicas para viajar em segurança com carro alugado - Estude o percurso

 

5) Estude seus mapas:

Memorize seu roteiro antes de pegar o carro e mantenha sempre um celular carregado com você. Além disso, certifique-se de baixar os mapas da região em seu aplicativo de geolocalização preferido: assim você pode se localizar mesmo se ficar sem internet. Também não faz mal pedir por um mapa físico da região para guias turísticos. Aliás, dica bônus: caso esteja pensando em alugar um aparelho GPS, faça as contas primeiro! Pode sair muito mais em conta comprar um chip local e utilizar um aplicativo.

6) Previna-se:

Você nunca sabe onde, como e quando algo imprevisto pode acontecer. Até por que o nome já dá a dica, né? IM – PRE – VIS – TO. O que você pode fazer, no entanto, é tentar se prevenir e certificar de que vai conseguir lidar bem com situações adversas. Para começar: nunca dirija sem seus documentos e procure cadastrar seu cartāo de crédito para agilizar a autorizaçāo de qualquer emergência. Além disso tenha sempre à mão uma lanterna, o manual do carro, um kit de de ferramentas e um de primeiros socorros e, principalmente, tenha sempre por perto o número de emergências da sua locadora. Ah, e não esqueça de SEMPRE levar água e algum alimento pronto para consumo e que não estrague facilmente!

 

7) Seja detalhista:

Acompanhe com atenção toda a vistoria do carro ao recebê-lo. Entre, sente-se, verifique se tudo está em ordem, se você se sente confortável com o carro e teste o funcionamento do motor junto com os colaboradores da empresa. Aproveite para confirmar os detalhes do funcionamento do carro: como fazer o abastecimento, qual o tipo de combustível e como dar a partida: cada carro tem suas peculiaridades que, apesar de serem simples, em determinadas situações podem gerar uma grande dor de cabeça. E não esqueça de informar os dados de todos os motoristas que participarão da viagem e com quem você pretende dividir a direção.

 

Curtiu nossas dicas? Tá preparado para viajar? Então é só decidir seu destino, alugar um carro com a gente e partir em mais uma aventura. Vamos juntos?

 

Dicas para viajar em segurança com carro alugado - Aproveite o caminho