4 dicas infalíveis pra você dirigir melhor, mesmo com o carro pesado:

Viajar com a família ou os amigos é sempre uma maravilha. Porém, nem sempre é fácil acomodar no carro as malas e apetrechos que cada um faz questão de levar. O resultado? O carro fica com o porta-malas lotado e, muitas vezes, ainda sobram bolsas, mochilas ou travesseiros para quem vai no banco de trás.

Dirigir nessas condições requer uma atenção especial. Por isso, confira as dicas que preparamos para você dirigir com segurança com o porta-malas cheio!

 dirigir-com-porta-malas-cheio.png

Pneus calibrados

Se você já leu o manual do seu carro ou tem o hábito de conferir a pressão correta dos pneus sempre que vai calibrar, já deve ter notado que o fabricante costuma indicar no manual do proprietário dois níveis de calibragem: um para o carro cheio e outro para o carro vazio

A calibragem deve ser feita sempre com o pneu frio, logo ao sair de casa, pois quando o carro já está rodando a temperatura da carroceria aumenta e, com isso, o ar se expande e causa um aumento de pressão que prejudica a calibragem correta.

Peso pesado

Quando o carro está rodando com o porta-malas cheio, o seu potencial de aceleração, frenagem e até contorno de curvas é bastante reduzido. Por isso, a atenção deve ser redobrada. Evite manobras bruscas, tenha mais cautela ao entrar em curvas perigosas ou fechadas e só ultrapasse quando houver espaço suficiente para fazer a manobra com segurança.

Outra dica é ficar atento ao superaquecimento nos freios; quando isso acontece, o pedal fica mais mole e cada vez mais fundo. Nesse caso, pare o carro em um local seguro por alguns minutos para resfriar e substitua o fluido de freio assim que for possível.

Bagagem solta

Quem viaja sempre com o porta-malas cheio já se acostumou a colocar bagagem dentro do carro. Seja sob o tampo do porta-malas, no banco de trás ou até embaixo dos bancos, o que não falta é criatividade na hora de fazer caber a bagagem da família inteira. Porém, esses objetos que ficam soltos dentro do veículo podem se tornar extremamente perigosos em caso de acidentes, pois a inércia multiplica o peso desses itens e eles oferecem risco aos ocupantes do veículo.

A atenção deve ser redobrada com objetos no painel ou nas portas da frente. Isso porque algo pequeno como uma caixa de óculos, um telefone celular ou uma garrafa de água pode sair do lugar durante uma manobra e ir parar aos pés do motorista, dificultando ou impedindo o acesso aos pedais, o que representa um grande risco de acidente.

Visibilidade

Já dissemos que, com o carro lotado e pesado, a direção deve ser mais cuidadosa e a atenção, redobrada. Afinal, a resposta será mais lenta na aceleração e na frenagem. Por isso, é fundamental preservar a visibilidade do motorista e não lotar a tampa do porta-malas de bagagem para que o retrovisor interno possa ser usado corretamente.

Na hora de carregar o veículo, deixe sempre as malas mais pesadas no meio do porta-malas para distribuir melhor o peso sobre os eixos e não sobrecarregar nenhum dos lados. Se o seu bagageiro vive sempre cheio mesmo nas viagens mais breves, talvez seja a hora de investir em um carro maior ou alugar um veículo mais espaçoso para tornar as viagens mais seguras.

 

Fonte: Rede Brasil