10 Cidades históricas de Minas que você vai amar conhecer

guia-roteiro-rodoviario-cidades-historicas-minas-gerais

Minas Gerais não conquista apenas pelo estômago. O Estado é de encher os olhos de qualquer visitante.

Conhecer as Cidades Históricas de Minas é viajar no tempo, entender de perto a história do Brasil e admirar a arquitetura bem preservada desde a época da colônia.

Listamos aqui 10 destinos mineiros que você merece conhecer. Confira  e conte pra gente se dá ou não vontade de viajar hoje mesmo?

 

1. CONGONHAS

A cidade é conhecida pelo Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, local onde estão os profetas de Aleijadinho.

Congonhas [Foto Glauco Umbelino - CC BY-SA 2.0][Foto  Glauco Umbelino – CC BY-SA 2.0]

 

2. BRUMADINHO

A apenas 51Km de Belo Horizonte, Brumadinho reúne história, natureza e cultura. Além do Centro Histórico, as atrações incluem as altas montanhas e o Centro de Arte Contemporânea Inhotim, o maior centro de arte ao ar livre da América Latina.

 

Brumadinho[Foto Daniel Teobaldo – CC BY-NC-ND 2.0]

 

3. SABARÁ

Localizada na grande Belo Horizonte, Sabará teve origem como arraial de bandeirantes no fim do século XVII. Seu patrimônio arquitetônico é famoso por seus casarões, chafarizes e igrejas.

Sabará - [Foto Gustavo Gomes - CC BY-NC-SA 2.0][Foto Gustavo Gomes – CC BY-NC-SA 2.0]

 

4. PRADOS

Cidade histórica próxima a São João del Rei, se destaca, além da arquitetura, pela tradição artesanal em produzir peças talhadas em madeira.

Prados [Foto ACHMG][Foto ACHMG]

 

5. SERRO

Uma das primeiras comarcas da Capitania das Minas ainda guarda as características das antigas vilas mineiras. A cidade é rodeada por montanhas e tem um centrinho apaixonante.

Serro - [Foto Ricardo Moraleida - CC BY-SA 2.0][Foto Ricardo Moraleida – CC BY-SA 2.0]

 

6. DIAMANTINA

A cidade natal de Juscelino Kubitschek é uma joia ainda pouco explorada devido a sua distância do principal circuito histórico mineiro. Localizada mais ao norte do Estado, no Vale do Jequitinhonha, Diamantina tem um casario colonial e um horizonte de encher os olhos.

Diamantina [Foto Mariano Vale - CC BY-SA 2.0][Foto  Mariano Vale – CC BY-SA 2.0]

 

7. MARIANA

Colada a Ouro Preto, aonde se pode chegar num delicioso passeio de maria fumaça, Mariana é fácil de ser explorada. Além de suas igrejas barrocas, tem uma antiga mina desativada como uma de suas principais atrações.

Mariana [Foto Márcio Vinícius Pinheiro - CC BY-NC-ND 2.0][Foto Márcio Vinícius Pinheiro – CC BY-NC-ND 2.0]

 

8. OURO PRETO

A principal cidade histórica de Minas Gerais dispensa muitas apresentações. O melhor é percorrer suas ruas de pedra e admirar a arquitetura preservada, visitar museus e igrejas com seus interiores banhados a ouro. Entre uma atração e outra, pausa para uma quitanda com café fresquinho.

+ Dicas de Ouro Preto

Ouro Preto[Foto roman korzh – CC BY-NC-ND 2.0]

 

9. SÃO JOÃO DEL REI

A cidade cresceu muito além da região central, mas ainda é possível admirar suas construções e igrejas. Um passeio que vale a viagem é embarcar na maria fumaça com destino a Tiradentes.

São João del Rei [Foto Claudio Tebaldi - CC BY-NC-SA 2.0][Foto   Claudio Tebaldi – CC BY-NC-SA 2.0]

 

10. TIRADENTES

Nossa preferida. A super bem preservada Tiradentes parece ter parado no tempo, não fossem sua gastronomia sofisticada e o agitado calendário de eventos culturais durante o ano todo. É um lugar pra se apaixonar, a Paraty que não tem mar.

+ Confira dicas de Tiradentes

Tiradentes[Foto Rosino – (CC BY-SA 2.0)]

 

Fonte: Esse Mundo é nosso